Você sabia que a identidade visual de seu negócio é crucial para conectar sua marca com o público?
Além de representar sua marca, a identidade visual a diferencia no mercado e pode representar uma boa impressão da sua imagem ao seu público.
Vem com a SAL e aprenda 5 passos essenciais para construir uma identidade visual impactante.
1. Estabeleça a Personalidade da marca
Primeiramente, antes de desenvolver os elementos visuais, é necessário definir a personalidade de sua marca. Isto inclui o estudo de público-alvo, valores, missão e visão de marca.
Esse passo ajudará a criar uma identidade visual que esteja alinhada com seu público.
2. Escolha a paleta de cores
A escolha das cores é um dos aspectos de maior importância da identidade visual. As cores transmitem emoções e sentimentos e, claro, influenciam a percepção do seu público sobre a sua marca.
Vamos a um exemplo: Se você tem uma marca infantil, não parece fazer muito sentido a escolha de cores predominantes com tons sérios escuros, como preto e cinza.
Ainda sobre a Coca-Cola, a empresa retratou o Papai Noel com vestes vermelhas (cores da identidade de sua marca, além de acrescentar o verde, que ainda hoje é usado em árvores natalinas). Isso mudou o conceito de Natal. Na época, a figura de Noel já existia, mas as suas vestes não eram representadas em vermelho.
3. Crie um logotipo impactante
O logotipo representa o rosto de sua marca, e, por isso, deve ser único. O design do logotipo deve refletir a essência do seu negócio.
Dicas práticas:
Contrate uma empresa que realize design gráfico;
O logotipo precisa ser versátil e funcionar em diferentes tamanhos e plataformas.
4. Escolha uma tipografia clara
As fontes utilizadas na tipografia desempenham um papel importante na identidade visual. Por isso, é importante escolher fontes que conversem com a personalidade de sua marca e, obviamente, sejam legíveis.
Dicas práticas:
Escolha uma fonte principal e outra secundária, para outras aplicações.
As fontes devem complementar seu logotipo e paleta de cores.
5. Desenvolva manuais de Identidade Visual
Os manuais de identidade visual, ou manuais de marca, são guias para que sua identidade visual seja utilizada de forma correta.
Basicamente, são como manuais de instruções, onde devem ser implantadas regras e diretrizes para qualquer pessoa envolvida na criação de conteúdos da sua marca.
Dicas práticas:
Inclua todas as diretrizes necessárias para garantir a personalidade da sua marca no manual;
Distribua este guia para toda a equipe e parceiros, para garantir memória visual e consistência.
Construir sua identidade visual requer atenção aos detalhes, dedicação de tempo e experiência.
Seguindo estes passos, você pode diferenciar sua empresa no mercado, além de identificar sua marca com seu público-alvo.
A SAL pode te ajudar a construir a identidade de sua marca.